As Melhores Tintas em Oferta com Entrega para Todo o Brasil
Procurando tintas em oferta com entrega para todo o Brasil? Esse é o lugar certo! Confira nossas ofertas e aproveite!
Como Escolher a Tinta Certa
Pintura parece ser uma coisa simples, mas não é. Vemos isso todos os dias aqui na Casa das Tintas. Seja para uma parede nova ou para reforma, o processo de escolha da tinta certa sempre vai gerar alguma dúvida.
O problema maior nem é a escolha da cor, mas a variedade de opções. Tem tinta “acrílica”, “à base de água”, “látex”, “silicone”, “óleo” e assim por diante.
Não basta levar qualquer tinta em oferta que achar. Mas se esse é o seu caso, fique tranquilo: Vamos te ajudar a escolher a melhor tinta para o seu caso.
Continue lendo: Vamos conhecer as características dos tipos mais populares de tintas, e no final você vai entender o uso de cada uma.
Ah e sempre tem a opção de usar um papel de parede para encher o seu ambiente de estilo. Já falamos sobre isso aqui no site Casa das Tintas.
Leia também
Tintas à base de água
Essas tintas são conhecidas por serem dissolvidas em água. Atualmente, as tintas de parede à base de água são as mais populares do mercado devido à sua praticidade e ao preço baixo. Temos várias tintas em oferta aqui na Casa das Tintas.
A principal vantagem da tinta à base de água é a resistência à sujeira, pois é fácil de lavar alguma sujeira na parede após a pintura.
As tintas a base de água variam conforme sua base aglutinante: PVA, resinas acrílicas, polímeros de látex.
Tinta PVA
As tintas à base de água com PVA são as mais baratas, porém as menos práticas. São utilizadas principalmente para pintura de tetos. A vantagem dessas tintas é a boa permeabilidade. A desvantagem é a impossibilidade de uso em ambientes úmidos.
Tintas em dispersão aquosa à base de resinas acrílicas e à base de látex já podem ser utilizadas para pintar não só o teto, mas também as paredes.
Tinta acrílica
Tintas à base de resinas acrílicas são bastante usadas para pinturas de paredes em espaços públicos ou áreas úmidas. A tinta acrílica tem baixo grau de degradação, ou seja, cor e textura se desgastam menos quando comparado a outras tintas.
A tinta acrílica é boa para ambientes úmidos, pois a tinta seca rapidamente e cria uma película densa e uniforme, protegendo a superfície da penetração de umidade.
Além disso, a tinta acrílica seca rapidinho e não deixa cheiro após aplicada na parede.
Tintas látex
As tintas à base de polímeros de látex, como as tintas acrílicas, são muito resistentes e podem ser utilizadas tanto em ambientes residenciais como em locais públicos.
Uma das principais vantagens das tintas látex, que têm quase o mesmo conjunto de qualidades que as tintas acrílicas, é que ela deixa uma camada fina na superfície.
As tintas látex são mais usadas para pintar papéis de parede ou gesso texturizado. Sim, pintar papel de parede! Basta aplicar um primer sobre o papel de parede e depois a camada de tinta.
Tintas esmalte
As tintas esmalte, ou alquídicas, são muito semelhantes em propriedades às tintas látex à base de água. Eles também formam uma camada fina, uniforme, e resistente à umidade na superfície a ser aplicada.
As tintas à base de água secam na superfície devido à evaporação da água. Já as tintas esmalte secam como resultado da oxidação quando em contato com o ar. Por isso, elas secam rapidamente, mas após a aplicação deixam um odor forte e desagradável. Por este motivo, são utilizadas principalmente para uso externo.
Devido à sua fórmula e método de secagem, são usadas em superfícies de metal para protegê-las contra ferrugem e corrosão.
Tintas à óleo
Nas tintas a óleo, os solventes são óleos secantes naturais e/ou artificiais. Esta característica das tintas a óleo faz com que retenham um cheiro específico por muito tempo, de difícil eliminação.
Antes, as tintas a óleo eram usadas em qualquer ambiente, inclusive interno.Agora, com a variedade de tintas que temos no mercado, as tintas a óleo praticamente não são utilizadas para decoração de interiores.
A vantagem das tintas a óleo é a grande resistência ao desgaste, a um preço baixo. Depois de pintada, a superfície não precisará de reparos na pintura por muito tempo.
A desvantagem é que ela faz parte do grupo de tintas que não permite a parede “respirar”. Com o tempo, isso pode causar bolhas, que logo descascam e deixam a parede horrível.
Tintas de silicone
As última novidade no mundo das tintas são as tintas de silicone. Essas tintas também são conhecidas como emborrachadas. Elas combinam as vantagens de diferentes tipos de tintas à base de água: resistência ao desgaste, permeabilidade ao vapor e resistência à água.
Depois de aplicada a tinta, o silicone que a compõe forma uma película flexível, que repele a água, evita fissuras e ainda ajuda na acústica.
As tintas de silicone são mais caras e freqüentemente usadas para pinturas de fachada, onde a superfície deve ser protegida da umidade.
Tintas ecológicas
Outra tendência recente são as tintas ecológicas. Durante a sua produção, são excluídas todas as substâncias nocivas presentes na própria composição da tinta. Assim, a tinta não emite substâncias danosas para a atmosfera após a aplicação.
Vale dizer que o uso de recursos naturais podem afetar as propriedades da tinta, como o tempo de secagem. Mas isso é compensado por sua total segurança. Elas são bastante usadas para pintar quartos de crianças.
Às vezes, ingredientes naturais são usados na fabricação das “tintas verdes”. E como você deve imaginar, isso acaba tornando sua fabricação mais cara, e consequentemente, o preço final também.